Avaliação Neuropsicológica


A medicina moderna dispõe de várias técnicas de neuroimagem que fornecem informações para diagnósticos precisos de várias doenças que podem afetar o sistema nervoso, mas em alguns casos, apenas os exames de imagem podem não ser suficientes para estabelecer diagnósticos. Alterações neurológicas, as vezes imperceptíveis por imaginologia, podem gerar mudanças sutis no comportamento e outras funções ligadas a cognição. A avaliação neuropsicológica atua neste limiar, entre as funções de nosso sistema nervoso, alterações de ordem desenvolvimental que eventualmente podem ocorrer neste sistema, e os reflexos destes nos comportamentos  na vida das pessoas. 


A avaliação neuropsicológica é constituída do somatório do olhar clínico e prática profissional, associados aos instrumentos de testagens, que visam avaliar e investigar possíveis alterações das funções cognitivas e executivas, linguagem, compreensão, comportamento, prejuízos no acompanhamento acadêmico, e seus reflexos no paciente. A partir da avaliação destas características, em conjunto aos procedimentos e instrumentos adotados no atendimento clínico neuropsicológico, é possível identificar distúrbios e alterações neurológicas como déficits de atenção, transtornos demenciais e outros transtornos. Em algumas patologias, a avaliação neuropsicológica constitui-se de ferramenta fundamental para o diagnóstico, determinação da extensão do acometimento, e também quanto ao melhor processo de intervenção.

Não há faixa etária específica para que pacientes sejam indicados para este tipo de avaliação, mas existem basicamente variações nas testagens e procedimentos adotados em acordo a cada idade e transtorno, isso posto, cabe a avaliação neuropsicológica nas fases infantil e adolescente, e também de adultos e idosos. 

A avaliação neuropsicológica pode ser solicitada por professores, médicos neurologistas, psiquiatras, geriatras, pediatras e ainda outros profissionais que atuem na terapia de pacientes como fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Pode ainda ser solicitada por pais e responsáveis que defrontem com crianças com déficits de aprendizagem e atenção, dificuldade social ou que apresentem síndromes ou transtornos que consequentemente interfiram no seu comportamento e rendimento acadêmico. 

Devido as complexidades inerentes a avaliação neuropsicológica, este procedimento deve ser realizado por profissionais especializados, pois estão, estes profissionais, aptos ao que cada atendimento possa exigir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário